segunda-feira, 20 de maio de 2013

Vida de Casada | Receitas | Batata Gratinada

Esse fim de semana foi a primeira vez que recebemos os meus pais em casa...sim quase 2 meses depois do casamento que vergonha..rsrs..mas é que só agora que conseguimos nos organizar direitinho para abrirmos a casa para as visitas e como não queríamos fazer feio lá fomos nós para a cozinha..uhu

Confesso que mesmo a gente gostando muito de cozinhar..fazer comida e afins para mais pessoas é um tantinho complicado..complicado não, eu diria trabalhoso, pq a gente nem sempre sabe se a quantidade vai dar, essas coisas..mas no fim deu tudo certo e meus pais amaaaaaaram nossa comida ♥ e nós ficamos muitoooo felizes por isso =)

Bom, chega de lero, vamos ao menu desse fds:

Arroz
Feijão
Salada
Carne Assada (receita logo mais)
Batata Gratinada

A Batata Gratinada, no auge da preparação confesso que quase abortei a receita no meio do caminho pq já estava meio enrolada na cozinha, mas decidi ir até o final e meio que improvisei algumas etapas e no fim deu muitooooo certo, acho que até melhor que as receitas originais..rsrs (sim eu me baseei em 2 receitas..rs)..e vou contar como fiz..

Etapa 1
6 batatas médias descascadas e cortadas em rodelas de +/- a largura de 1 dedo
1/2 tablete de caldo de galinhas (o certo aqui seria de 1 tablete de legumes, mas como não tinha, usei 1/2 desse ai mesmo..rs)

Coloquei água na panela de pressão, deixei esquentar e coloquei o caldo de galinhas lá dentro para dissolver..quando já estava dissolvido, coloquei as batatas e tampei..deixei o tempo de uns 3 min..e deixei sair a pressão sozinha..

Separei as batatas do caldo, mas não joguei o caldo fora..só tirei as batatas da água para parar o cozimento.. Reservei.

Etapa 2
2 colheres de margarina
1 colher de azeite
1 pitada de sal
1 punhado de orégano

Em uma panela, derreti a margarina com 1 colher de azeite (o azeite aqui tem a função de não deixar queimar a margarina ;) #dica) e depois coloquei o sal e o orégano. Desliguei o fogo e reservei.

Etapa 3 (montagem)
Usei um refratário de vidro, untei a base com margarina e cobrindo o fundo do refratário com metade das batatas. Sob as batatas coloquei metade da mistura de margarina com orégano (etapa 2) e logo em seguida cobri as batatas com queijo mussarela em fatias. Tudo bem coberto, abri uma caixinha de creme de leite e coloquei metade da caixinha sobre a mussarela (nem espanhei com a colher nem nada, como é de caixinha, ele é mais liquido que o de lata, então do jeito que joguei por cima ficou). Ai repeti todo o processo: o restante da batata, o restante da manteiga, mais mussarela até cobrir todas as batatas e por cima, o restante da caixinha de creme de leite (obs, como achei que poderia ficar sem sal por conta do creme de leite, coloquei um pouco de sal no creme de leite antes de colocar nessa última etapa). Por cima do creme de leite, coloquei queijo provolone fatiado (comprei um pedaço não muito grande e cortei em tiras finas). Por último de tudo, sabe aquele caldo onde cozinhamos as batatas que falei para não jogar fora? Então ai está o pulo do gato, peguei 2 conchas desse caldo e coloquei em cima de tudo (do provolone). O objetivo do caldo era justamente para fazer dar a consistência ideal aos queijos e creme de leite que sem o caldo, ficaria relativamente seco e vou te contar que ficou perfeitooooooo. Pegou a cremosidade ideal depois de pronto..hummmm. Voltando, rsrs..levei ao forno 220º por mais ou menos 15 min (ou até você ver que está borbulhando) e depois 5 min na função grill e voillá!!

Vou te contar que essa receita me surpreendeu e apesar de parecer um tantinho complicada pelos vários passos, ela não tem nada de complicada..eu garanto! rsrs

♥♥♥♥♥ foto em breve do prato pronto (não fotografei o passo a passo pq não dava tempo..rs..mas a próxima vez que fizer, prometo que fotografo rsrs)

Espero que gostem da receita, e quem fizer, me conta se deu certo tbm ok?!

Ah e as duas receitas nas quais me baseei são essa e essa..para quem quiser seguir a receita a risca ;)

Um beijo,

Carol

Nenhum comentário:

Postar um comentário